segunda-feira, 15 de abril de 2013

Chevette AP do Pingão

Com a restauração do Passat, minha mecânica acabou ficando encostada, isto instigou meu irmão a dar uma utilidade, como já teve um Chevette AP, resolveu montar outro, deta vez um AP turbo. Acabei achando uma carcaça de um Chevette que havia sido recuperado de um roubo, ou melhor o que sobrou do Chevette. Vejam:

Chevette no dia que foi adquirido.

Já funcionando com o motor MD 1.7 turbo.


Começando


Comecei esse blog com o objetivo de registrar alguns projetos e trabalhos realizados em família: Meu pai (Léo), meu irmão (Léo ou Pingão) e eu (Carlos ou Pingão também). Bom, começo esse blog pelo meu carro, que a 3 anos estou restaurando e fazendo mudanças em sua mecânica. Adquiri esse carro em 2008 e de lá pra cá já fiz várias mudanças em sua mecânica, desde carburação, cabeçote, aumento de cilindrada, turbina etc., mas sempre utilizando o motor original, um MD 1.5. Atualmente comprei uma sucata de Santana 96 para aproveitar toda a mecânica e implantar no Passat. A configuração será:
  • Bloco AP 2.0, pistão AFP 83,00 para turbo, bielas SPA, vira original, e tudo feito e montado com muito cuidado e capricho;
  • Cabeçote: essa informação só com a autorização do Pezão da FortHeads, o que posso adiantar e que terá prisioneiro sapinho, junta de metal original e o-ring (feito pelo Pingão);
  • Turbina: uma clássica HX40 - 60/60 .70/.58
  • Alimentação: bicos do UEMA 120lb/h e 2 bomba dinamica full 15 bar;
  • Embreagem: plano de 1.200 lb e disco de 6 pastilas
  • Cambio: inicialmente original até amaciar o motor, depois será forjado 1 a 4 com relações bem longas
  • Suspensão: também é segredo, mas podem perguntar para o sr. Valdir (Bela vista)


Por enquanto é isso, conforme for evoluindo o projeto vou atualizando o Blog.

Coletor EFI e turbina HX40. Aqui estava testando os espaços entre o coletor e o intercooler. Tive que fazer diversos ajustes e o Pingão (meu irmão) fez os canos que unem a turbina ao intercooler e o intercooler ao coletor. Vai ficar show.

Alterações no painel frontal para a colocação do intercooler. Tive que sacrificar o fecho do capo para acomodar o intercooler. O pessoal usa o intercooler na frente do radiador, mas como pretendo utilizar o radiador de água, de óleo e o intercooler, este foi o melhor posicionamento que encontrei.  

Teste de intercooler antes de cortar o fecho do capo.

Sem o fecho do capo.


Instalação de amortecedor no capo.


Instalação do Aerocatch

Devido ao coletor EFI será preciso erguer o capo, ou fazer uma bolha. Prefiro erguer o capo.