segunda-feira, 27 de maio de 2013

Preparação Passat - Cabeçote

Em uma preparação o cabeçote é uma peça de extrema importância. Um cabeçote mal preparado mata literalmente qualquer preparação, e um cabeçote bem preparado contribui e muito para o resultado final. Há várias retificas que preparam cabeçote, mas não há muitas que preparam corretamente, isto é, que consideram o objetivo do projeto: se é para rua, se é para pista, se é misto, se é para circuito etc. No meu caso será um cabeçote para turbo de rua, onde o objetivo foi fazer com que tivesse uma exaustão bem eficiente.



O responsável pela preparação foi o Marquinhos, da FortHeads de Bauru. Uma excelente pessoa e profissional, prepara cabeçotes há muitos anos. Quem tiver interesse é só pedir que passo o contato.


Detalhe do trabalho feito para que o comando funcione perfeitamente. Tucho mecânico.


As válvulas utilizadas foram as nitretatas 40 na adimissão e 35 na escape, medidas originais do cabeçote 2.0.


O cabeçote que escolhi para a preparação foi o que equipa os GTIs e Santanas da segunda geração dos injetados. Escolhi esse cabeçote por ter os bicos no próprio cabeçote e, consequentemente, ter maior eficiência na pulverização do combustível. 


Detalhe do duto de adimissão. Trabalho de escultor.


Detalhe do duto de escape... nem se fala.



O comando escolhido foi um 276/276 da Samcans. A escolha deste comando foi feita por dois motivos: 1º por ser uma carro de rua, e 2ª porque mais não quer dizer mais, necessariamente.


Neste final de semana iremos fechar o motor e postarei detalhes das peças explicando o porque da escolha e dicas de fechamento e preparação.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Restauração e preparação do Passat - 2

Agora o Passat foi para a área da montagem propriamente, tiramos ela da área da pintura para a mecânica, e lá receberá todas as peças, desde tapeçaria, vidros e toda a mecânica. 


A tapeçaria do teto e das colunas são novas. Os forros das portas e da traseira são originais e estão em excelente estado, depois postarei fotos delas.


Visão geral do Passat



Essa foto mostra detalhe da suspensão traseira. Antes da restauração o Passat já tinha freio a disco nas 4 rodas, herdado de um Passat 95. Para instalar do kit do freio tivemos que adaptar a manga de eixo, pois a original do Passat alemão tem o preço dos rolamentos muito alto, compensando adapta-los na manga de eixo original do Passat antigo. Outra adaptação foi no disco, pois o do Passat alemão tem 5 furos e do nacional 4, mas nada que um torneiro não resolva.
As molas são esportivas da Macaulay e os amortecedores originais.




domingo, 19 de maio de 2013

Restauração e preparação do Passat

Nesta semana foi concluído a pintura e foi iniciada a montagem do Passat. A montagem será feita com calma, sem atropelos, para que tudo fique bem montado.

José Carlos dando a primeira demão. 

Mantive a cor original do ano, branco Paina 1980, mas entre sintético e PU preferi PU.




Aqui algumas imagens do carro já pintado. Ficou muito caprichado, valeu José!

Foi utilizado KPO nos lugares onde haviam calafetações e RPT por baixo dos assoalhos, tudo de primeira. Nos próximo post colocarei algumas imagens da montagem do carro.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Restauração da Variant

Essa foi uma restauração da Variant do nosso amigo Marquinhos. Muito bonita essa Variant.