Normalmente as pessoas se preocupam muito ou apenas com a preparação do motor, esquecem que além do motor é preciso atenção com o cambio, com a suspensão, os freios, enfim, é preciso repensar o carro como um todo, dependendo da performance que se busca.
Agora vou falar um pouco do motor. O motor que escolhi é o AP 2.0 do Santana 96, aquele que utiliza o coletor EFI e os bicos injetores são posicionados no cabeçote e não do coletor de admissão. Embora bloco seja muito semelhante ao bloco original do Passat 1980, o saudoso MD 1.5, há vários detalhes que precisam atenção, principalmente para os sensores, pois meu objetivo é manter a injeção eletrônica do Santana, mas utilizando um injeção programável, e a escolhida foi a InjePro EFI light.
Bom, além de um retifica criteriosa, seguindo todas as folgas determinadas pelos fabricantes, como mancais, pistões, bielas etc., é fundamental que as peças do motor esteja muito bem limpas e examinadas para que não tenha nada fora da medidas. Além disso o capricho na montagem também é fundamental.
Um cuidado que poucas pessoas tomam é o balanceamento do conjunto. Um conjunto balanceado contribui e muito para que não haja desgastes nas bronzinas, claro que um mal acerto, excesso de ponto e outros detalhes acabam condenando prejudicando as bronzinas, mas tomando todos os cuidados um motor preparado pode durar muitos quilômetros. Outro cuidado que tomei foi o de fazer esses dois pinos em aço para travar a engrenagem do vira, pois dependendo da potência ou do pico de potência que o motor atinge, há o risco da chaveta ser decepada. Os pinos também foram feitos junto ao volante, também contribuindo para que o volante não decepe os parafusos, e acredite isso pode acontecer.
Vou manter a cilindrado do motor, utilizarei pistões AFP 2.0 para turbo e bielas SPA. Bronzinas serão originais com medidas 0,25.
Outro cuidado será com a vedação do cabeçote com o bloco. Utilizarei junta de ferro original da VW, prisioneiros do Sapinho e oring, mas isso irei detalhar no próximo post.
Nesse período que estive ausente, tive o prazer e a sorte de participar do 1º curso de instalação e acerto da InjePro, mas também isso ficará para outro post, onde detalharei a instalação de uma injeção programável, seu chicote e, finalmente, o acerto.
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