terça-feira, 25 de junho de 2013

Preparação Passat - Motor (parte 2)

No desenvolvimento do meu projeto, surgiu uma questão muito importante: utilizar apenas junta de metal ou junta de metal com o-ring? Ai fui pesquisar e ouvir experiências de alguns preparadores, e cheguei na mesma conclusão dos pinos do vira, isto é, utilizar a junta mais o o-ring como "seguro" para que não ter problemas com a vedação do bloco com o cabeçote, do necessidade propriamente dita, claro que um problema na vedação do cabeçote é menos grave que um problema na chaveta do vira, mas um problema na vedação também acaba ocasionando despesas e perda de tempo. 

Ha dois tipos o-ring utilizados na preparação:


1. O tipo que utiliza anéis grossos, de latão ou bronze, e são posicionados nas quinas dos cilindros e a junta é a de "papelão" trabalhada. Está imagem retirei do blog do Coxa e é um kit (o-ring e junta) vendido pela Hot Flow. O bom desse tipo de o-ring é a resistência a grandes pressões, mas, em contra partida, o risco de marcar e "estragar" o cabeçote é maior, pois com o aperto de 11kg pode deformar o cabeçote.


2. O outro tipo é a utilização de anéis finos posicionados em canaletas feitas próxima a quina do cilndro. O bom desse tipo de o-ring é que ele não deforma ou estraga o cabeçote, mas, em contra partida ele não suporta grandes pressões. Quando digo grandes pressões, segundo experiências de preparadores, seriam pressões que gerariam mais de 600 a 700 cv, ou mais. Como meu objetivo é um carro de rua que possibilite "brincar" periodicamente em arrancadas, acho que essa segunda opção atenderá perfeitamente.


Acredito que o caminho ou o processo é muito mais enriquecedor do que simplesmente chegar no destino, por isso, com a ajuda do Pingão (meu irmão), fizemos a ferramenta para que fosse possível fazer a canela no bloco, onde seria acomodado o o-ring. Após alguns testes em um bloco MD antigo, estava "habilitado" para fazer no bloco definitivo.


Detalhe das canetas prontas. 


Anéis colocados nas canaletas. Os anéis tem diametro de 1mm e as canaletas tem a profundidade de 0,8  mm, portanto, a junta receberá uma pressão extra de 0,2mm do fio de cobre. 


Detalhe do bloco pronto para receber o cabeçote. Segundo o fabricante dos prisioneiros, Sapinho Cambios Especiais, o aperto final dos prisioneiros é de 11Kg.


Visão geral do motor depois de montado. 

No próximo post vou falar sobre a confecção do chicote e instalação da injeção.

6 comentários:

  1. Opá tudo bem ? como faço para falar com vc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por não ter respondido antes, é que tinha abandonado esse blog, e agora resolvi continua-lo e terminar de postar todas as informações que obtive durante a montagem e acerto do carro.

      Excluir
    2. Caso ainda queira falar, pode entrar em contato por email fendel@ig.com.br

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, você ainda usa esse blog?
    Gostaria de tirar umas dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Opa boa noite sou Abel aqui do RJ da equipe ///RM motors se poder fazer um contato via ZAP agradeço 21996578923
    Quero saber mais sobre essa ferramenta de fazer orings aqui no RJ e carente desse tipo de ferramentas

    ResponderExcluir